Tem que ir para Porto Alegre - Blog 123Milhas
Tem que ir para Porto Alegre

Tem que ir para Porto Alegre

29 de outubro de 2021

Situada à beira do Rio Guaíba, no extremo sul do Brasil, a cidade de Porto Alegre esbanja paisagens exuberantes e uma das culturas mais imponentes do país. As mais lindas vistas do pôr sol, a arquitetura histórica, os muitos museus e as melhores churrascarias da região sul são alguns dos motivos porque você tem que ir para Porto Alegre.

Desse modo, a capital do Rio Grande do Sul é berço da cultura tradicional gaúcha, mas também de uma modernidade poética que encanta todos que têm a sorte de passar por lá!

De fato, Portinho é simplesmente uma das capitais mais agradáveis do Brasil. Atração é o que não falta lá! Por isso, listamos os principais pontos turísticos que você tem que ir de todo jeito. E também contamos sobre o que a cidade oferece de diferente. Te garanto que é imperdível. Partiu POA!?

Vista aérea da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

 

Pôr do sol

 

A planície gaúcha é uma das razões geográficas que explicam porquê o pôr do sol em Porto Alegre é algo muito especial. O visual amplo da cidade, quase sem montanhas, contribui para a sensação incomparável de ver o sol se escondendo no continente. Sem contar a visão de dentro dos barcos que tornam esse cenário de fim de tarde perfeito.

Sendo assim, corre para lá e aproveite as beiras de rios e lagos da cidade para contemplar esse grande presente da natureza.

A Orla do Guaíba é um dos trechos mais visitados e que carrega a fama do pôr do sol mais bonito da região sul do Brasil.

Pôr do Sol no Lago do Guaíba, em Porto Alegre.

 

Contudo, em Porto Alegre existem outros espaços em que é possível curtir a vida a céu aberto e apreciar um pôr do sol deslumbrante. O Museu Iberê Camargo é um destes cantinhos. A arquitetura especial do lugar permite um contraste impressionante do sol com as sombras e deixa esse momento do dia ainda mais marcante.

Quer saber mais sobre o pôr do sol em POA? Vem com a gente!

Museu Iberê Camargo, em Porto Alegre.
Créditos: Reprodução / Archdaily.

 

Orlas

 

A Usina do Gasômetro é uma parte da orla do Guaíba muito conhecida e é um dos cartões-postais da capital gaúcha. No lugar de uma antiga usina de gás, que foi importante para o início do processo de industrialização no estado, hoje é palco de várias atividades do Centro Cultural. Feiras, eventos, apresentações teatrais e de dança local. Tudo isso somado a uma vista daquelas!

*De acordo com a Prefeitura de Porto Alegre, a previsão para a reabertura da Usina do Gasômetro é em 2022.

Complexo Usina do Gasômetro, em Porto Alegre.

 

A área do Parque Moacyr Scliar também é outro ponto na orla do Guaíba em que encontramos pista de bicicletas, playgrounds, quadra de esportes e restaurantes. Lógico, sem esquecer da bela paisagem!

Área do Parque Moacyr Scliar na orla do Guaíba, em Porto Alegre.

 

Parques

 

Com um clima bucólico, os parques de Porto Alegre incentivam visitantes e moradores a desfrutarem de experiências ao ar livre. Principal área verde da cidade, o Parque da Redenção Farroupilha une arquitetura histórica e vegetação de forma tão encantadora que é uma visita garantida na cidade.

Se você quer ficar cercado de verde, lá é o lugar certo para caminhar, correr ou apenas descansar. É possível percorrer trilhas e contemplar a beleza de um orquidário, um espelho d ‘água, vários jardins e monumentos.

Aos fins de semana, feirinhas de artesanato e comidas acontecem por lá. E se você for dar uma passada pela região, tem que ir até a Lancheria do Parque, uma das mais antigas de Porto Alegre, fundada em 1982, com comida boa e barata.

Parque da Redenção, em Porto Alegre.

 

O Jardim do DMAE (se fala demãe) é um ponto mais frequentado por moradores e que carrega as características dos parques porto-alegrenses. Lindo, arborizado e sai muito bem em fotografias!

Ah! Por lá também é permitido realizar piqueniques, mas é importante conhecer os critérios de uso do espaço no site da Prefeitura. Que tal colocar uma cuca gaúcha na sacola e aproveitar o dia, hein?

Jardim do DMAE, em Porto Alegre.
Créditos: Reprodução / Prefeitura de Porto Alegre (Jefferson Bernardes)

 

Ela não é bem um parque, mas a rua mais bonita do mundo é um lugar que você simplesmente tem que ir em Porto Alegre! São 500 metros de calçada e mais de 100 árvores da espécie Tipuana. Um túnel verde que apesar de proteger do sol, não apaga o momento desse espetáculo na capital rio-grandense. É cenário de cinema!

A rua mais bonita do mundo, em Porto Alegre.
Créditos: Divulgação / Wikimedia

 

Cais

 

Além das orlas, outra maneira de ficar pertinho dos rios e aproveitar o pôr do sol é indo até um cais. Em Porto Alegre, o Cais Mauá oferece a oportunidade de vislumbrar parte do porto fluvial da cidade. Já o Cais Embarcadero é um pólo gastronômico que reúne opções de bares e restaurantes para você curtir a noite com muito estilo.

Pôr do sol no Cais Mauá, em Porto Alegre.

 

Tradição gaúcha

 

Falar em tradição e não pensar no Rio Grande do Sul é quase impossível, né? A capital gaúcha apesar de ser moderna em muitos aspectos guarda costumes bastante tradicionais. Além do bom e velho “chimarrão amargo e pelando de quente”, você tem que ir a lugares típicos de Porto Alegre e conhecer os hábitos mais originários de lá.

O típico chimarrão gaúcho.

 

Churrascarias

 

Carne é um dos alimentos mais apreciados na cultura gaúcha. Inclusive, a informação é de que por lá nem toda carne é carne, e isso só eles sabem explicar bem.

Brincadeiras à parte, Porto Alegre tem as melhores churrascarias do estado. E as mais tradicionais são as mais indicadas pelos moradores.

A Churrascaria Roda de Carreta (CTG 35) serve um incrível rodízio de carnes e também conta com apresentações originais da dança gaúcha.

Tradicional dança gaúcha.

 

Por outro lado, a Churrascaria Barranco tem um belo cardápio à la carte e recebeu prêmios importantes da gastronomia gaúcha, como o “Prêmio de Melhor Carne” da Revista Sabores do Sul.

Tradicional churrasco gaúcho.

 

Mercado Público

 

Outro ponto típico que você tem que ir em Porto Alegre é ao Mercado Público Central. O espaço é ideal para comprar comidas e a diversidade de produtos típicos da região, com destaque para restaurantes e cafés.

Além de tudo, no mercado, você conhecerá bem os maiores costumes do povo porto-alegrense. Cafés, bacalhau, bomba royal, cervejas e vinhos. O que não falta nas bancas são opções da gastronomia tradicional gaúcha para levar para casa!

Mercado Público de Porto Alegre.

 

Tudo pelo Social

 

Tudo pelo Social é um restaurante muito tradicional e mais frequentado por locais na cidade de Porto Alegre. Simples e familiar, a comida tem preço acessível, sabores inconfundíveis e sai rapidinho. Um ponto fora da curva para você incluir no seu roteiro!

Prato alaminuta do restaurante Tudo pelo Social, em Porto Alegre.
Créditos: Reprodução / Página oficial Tudo pelo Social

Shows internacionais e futebol

 

Como uma das grandes capitais e centros culturais do entretenimento brasileiro, Porto Alegre já foi palco de muitos artistas e tem espaço garantido na rota para os shows internacionais no país. Desse modo, algumas das mais importantes atrações mundiais não dispensam a capital gaúcha na hora de se apresentarem no Brasil.

Paul McCartney, Shakira, Bob Dylan, Maroon 5, Rolling Stones, entre tantos outros cantores e bandas da música internacional já passaram por lá. Se você for até Porto Alegre, confira na agenda cultural da cidade se não tem uma oportunidade única como essas para você poder curtir. Imagine, passear por uma cidade linda e assistir a um grande show. É uma recordação para vida inteira!

Shakira.
Créditos: Reprodução / Portal Shakira

 

O futebol também é outro grande espetáculo que acontece dentro dos campos em Porto Alegre. O esporte mais amado pelos brasileiros conta com dois grandes estádios na capital gaúcha: a casa do Inter e a do Grêmio. São eles o Beira-Rio e a Arena Grêmio. Vale conferir se durante a sua viagem haverá jogo. Se não, visite outras atrações nos estádios.

Beira-Rio

 

Conhecido como o estádio do Internacional de Porto Alegre, esse destino é indispensável para quem vai à capital. À beira do Rio Guaíba, a suntuosa arquitetura do empreendimento forma um dos mais bonitos cartões postais da cidade.

Lá dentro, a profundidade chega a 50 metros! E em 1972, o espaço registrou o maior público da história do futebol rio-grandense, com mais de 100 mil torcedores pagantes.

 

Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.

Arena Grêmio

 

Mais moderna, a Arena do Grêmio oferece aos visitantes um tour completo pelas dependências do estádio. A visita inclui passagem pelo Memorial Hermínio Bittencourt.

Chegar até esse ponto turístico é bem fácil, acessível tanto para quem vai de carro quanto de trem. Mas atenção, nos dias de jogos não há expediente para esses passeios internos, tá?

 

Arena do Grêmio, em Porto Alegre.
Créditos: Reprodução / Archello

Cidade Baixa

Se você gosta de uma noite agitada, esse bairro é uma área que você tem que ir em Porto Alegre! Com uma pegada mais underground, a cidade baixa é repleta de bares e opções gastronômicas. Por isso, o local é bastante frequentado e costuma “encher” bem.

Na Cidade Baixa você encontra muitas opções para apreciar drinks.

Centro histórico

 

O centro histórico de Porto Alegre é um bairro localizado no miolo que divide os dois grandes lados da cidade. Igrejas, prédios históricos e, sobretudo, a memória da capital gaúcha está concentrada nesta região.

É tanta opção para conhecer na cidade que uma agência de arquitetura criou um site de mapeamento participativo, o Arqpoa, com as construções e monumentos históricos de POA. Dessa forma não tem como você perder nadinha, né?

Mesmo assim, vamos te contar quais pontos você tem que ir no centro!

Igreja Nossa Senhora das Dores no Centro Histórico, em Porto Alegre.

 

Museu de Arte do Rio Grande do Sul

 

Tradicional em Porto Alegre, a visita ao Museu de Arte do Rio Grande do Sul proporciona um passeio por um dos acervos artísticos mais incríveis do Brasil. Núcleos de pesquisa, exposições contemporâneas brasileiras, entre outras atividades estão disponíveis neste memorial.

A exuberância da arquitetura histórica e o café, que aos fins de semana é acompanhado por boa música, prendem a atenção de quem visita o centro histórico.

Memorial do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.
Créditos: Reprodução / Página oficial Museu de Arte do Rio Grande do Sul

 

Rua da Praia

Antiga e badalada, a Rua dos Andradas, conhecida como Rua da Praia, é pontuada de edificações históricas e de comércio popular.

Os calçadões foram tombados pela Prefeitura tamanha a importância desse espaço para a capital. As galerias comerciais e a Livraria Globo são pontos que você tem que ir na Rua dos Andradas!

 

Ruas dos Andradas, em Porto Alegre.

Clube do Comércio

 

Uma última dica para visitar nessa região é subir o edifício do Clube do Comércio e visualizar a Praça da Alfândega lá de cima. A vista panorâmica é uma das melhores para o centro de Porto Alegre.

Edifício do Clube do Comércio, em Porto Alegre.
Créditos: Reprodução / Prefeitura de Porto Alegre

 

Cinema de Rua

 

Um encanto a mais e que traz toda uma poesia para Porto Alegre são os chamados cinemas de rua. Curtir produções da sétima arte pelas calçadas afora é um hábito de muitos porto-alegrenses. Por isso não podemos deixar de te contar mais sobre esses tipos de espaço que você tem que ir em Porto Alegre!

Cinema de rua em Porto Alegre.
Créditos: Reprodução / Cinemateca Capitólio

 

Cinemateca Capitólio

 

Reformada recentemente, a Cinemateca Capitólio é um endereço sensacional para visitar em Porto Alegre. O estilo é de filmes de gênero mais cult. Já o ambiente é clássico e contém exposição de fotografias de época. Um charme!

Cinemateca Capitólio, em Porto Alegre.
Créditos: Reprodução / Prefeitura de Porto Alegre

 

Casa de Cultura Mário Quintana

 

Mais reflexiva que a poesia de Mário Quintana, só a Casa de Cultura que carrega o nome do escritor em Porto Alegre. Esse espaço é um dos mais deslumbrantes da cidade e possui uma pequena sala de cinema, com transmissão esporádica de filmes e realização de debates.

Marque esse ponto no seu roteiro e não se esqueça de separar muitas horas para conseguir conferir a programação completa que eles oferecem!

 

Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre.

Imagino que agora você não vai querer perder uma visita como essa, né? Vem com a 123Milhas e descubra onde você tem que ficar em Porto Alegre!

Drones

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!