Tem que ir para João Pessoa - Blog 123Milhas
Tem que ir para João Pessoa

Tem que ir para João Pessoa

27 de outubro de 2021

Conhecida como “Jampa”, João Pessoa, capital da Paraíba, é uma das capitais com melhor qualidade de vida do nordeste. E um dos principais atrativos turísticos é o famoso “pôr do sol”. Localizada no extremo leste do país, é o primeiro lugar a amanhecer em todo o continente americano.

Por isso, é carinhosamente chamada de cidade onde o “sol nasce primeiro”. Nem só o céu é um espetáculo à parte em João Beleza. A pequena capital é repleta de atrações turísticas, culturais e, claro, belezas naturais e praias maravilhosas. João Pessoa é o cenário perfeito para o seu próximo destino. Vamos conhecer um pouco mais sobre a “Porta do Sol” das Américas e descobrir porque você tem que ir pra João Pessoa? Prepare a bagagem!

 

Religiosidade e Arquitetura

Terceira capital mais antiga do Brasil, atrás apenas de Salvador e do Rio de Janeiro, João Pessoa impressiona pela riqueza histórica e cultural, observada nos traços arquitetônicos da cidade. Fundada em 1945, a capital recebeu o nome de “Cidade Nossa Senhora das Neves”.

Cartão postal da cidade, os casarões coloridos do Centro Histórico de João Pessoa rendem ótimas fotos. Lá também você encontra grande parte das 11 igrejas da capital paraibana.

 

Igreja de São Francisco

Basílica de Nossa Senhora das Neves Créditos: Site do Governo Federal – Turismo – João Pessoa

 

O Convento e Igreja de Nossa Senhora do Carmo

 

 

Igreja de São Frei Pedro Gonçalves

 

Igreja São Frei Pedro Gonçalves
Créditos: Site do Governo Federal – Turismo – João Pessoa

 

Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neve

 

Basílica de Nossa Senhora das Neves
Créditos: Site do Governo Federal – Turismo – João Pessoa

 

Mosteiro de São Bento

Mosteiro de São Bento
Créditos: Site do Governo Federal – Turismo – João Pessoa

Igreja da Misericórdia

Igreja da Misericórdia
Créditos: Site do Governo Federal – Turismo – João Pessoa

 

Capela Nossa Senhora da Penha

 

Fundada pelo português Sílvio Siqueira, em 1763, a Capela Nossa Senhora da Penha mantém a tradição. Milhares de fiéis acompanham a pé a “Romaria da Penha”, realizada no último domingo de novembro, por 14 quilômetros. O percurso começa na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no Centro de João Pessoa, e termina na capela, localizada na Praia da Penha.

 

Mercado de João Pessoa

Mercado de Artesanato Paraibano
Créditos: Site do Governo Federal – Turismo – João Pessoa

 

O Mercado de Artesanato Paraibano é parada obrigatória para os apaixonados por arte e gastronomia. O prédio segue o estilo colonial. Nas suas mais de 128 lojas é possível encontrar grande variedade de redes, mantas, cerâmicas, trabalhos em madeira, crochê, fuxicos, jóias artesanais, esculturas. Para o paladar, o lugar oferece as delícias da culinária paraibana, como as famosas cocadas, bolos e tapiocas.

Serviço
Endereço: Av. Rui Carneiro – Tambaú
Telefone: (83) 3247 3135
Entrada: Gratuita

 

Praias urbanas

As belas praias urbanas chamam a atenção de quem visita Jampa. As opções de redes de hotéis, restaurantes, entretenimento e infraestrutura garantem tudo o que o turista mais quer da cidade. Tambaú e Cabo Branco são as praias mais visitadas pelos turistas, principalmente no verão. A diversidade da vida noturna nesses locais arrasta os mais jovens. Durante o dia, na praia do Cabo Branco, é possível visitar o Farol do Cabo Branco, monumento que representa o extremo leste das Américas.

 

Litoral Sul

Localizado a cerca de 40 quilômetros de João Pessoa (menos de uma hora de carro), é possível visitar a praia de Tambaba, que é conhecida pelo naturismo (nudismo). Quem não quiser se expor como veio ao mundo pode ficar tranquilo.Uma área desta praia é destinada a quem não abre mão, pelo menos, do traje de banho. As praias de Tabatinga e Coqueirinho também são imperdíveis. (Novembro, Dezembro e Janeiro, são os meses mais indicados para curtir com a família).

Praia de Tabatinga

 

Praia de Coqueirinho

 

Areia Vermelha

Quer conhecer um lugar incrível literalmente no meio do mar? Não deixe de conhecer a Areia Vermelha. Localizada nas proximidades da Praia do Poço, no município de Cabedelo (vizinho de João Pessoa), a praia é famosa por seu “banco de areia”. Ele surge quando a maré fica baixa e os turistas aproveitam para mergulhar e tomar sol no “meio” do mar com os pés em “terra firme”. Uma verdadeira “ilha” cercada por piscinas naturais! (O passeio dura em média 4 horas que é o tempo em que a maré permanece baixa).

 

Pôr do Sol do Jacaré

 

Praia do Poço

 

Praia do Jacaré (famoso Pôr do Sol do Jacaré)

Localizada na cidade vizinha, Cabedelo, a Praia do Jacaré oferece um dos maiores espetáculos gratuitos da Paraíba, o Pôr do Sol do Jacaré. Fielmente, ele acontece ao som de Jurandy do Sax (o cantor se apresenta tocando “Bolero de Ravel” em um barco que passeia pelo Rio Paraíba). O artista termina seu show em um bar diferente todos os dias, levando animação aos turistas. Outra opção para assistir ao pôr do sol é fazer um passeio de barco ou lancha. Além de um passeio pelo manguezal ao redor da praia (valores à consultar).
(h2) Jardim Botânico Benjamim Maranhão

O Jardim conta com 12 trilhas espalhadas pelos seus 313 hectares, a flora da Mata Atlântica e da Mata do Buraquinho. Normalmente acontecem duas trilhas diárias entre 9h às 14h. A atividades são gratuitas e são exigidas vestimentas e calçados adequados para a realização do passeio. (Passeios em grupo devem ser agendados com antecedência).

 

Jardim Botânico Benjamim Maranhão
Créditos: Site do Governo Federal – Turismo – João Pessoa

Serviço

Endereço: Av. Dom Pedro II, s/n – Mata do Buraquinho – Torre
Horário: De terça à sábado, das 8h às 16h30
Contato: (83) 3218 7880 / 3218 7881

 

Gastronomia

A culinária nordestina oferece uma diversidade de opções salgadas e doces, ricas em nutrientes e sabores únicos. A culinária paraibana é “forte” e “intensa” como seu povo. Destacam-se em João Pessoa pratos como o rubacão, a peixada ao leite de coco, o cuscuz, a buchada de bode, o feijão verde, o arrumadinho, a fava, a tapioca, o capão, o cuscuz e o mugunzá.

 

Ficou com vontade de conhecer mais sobre Jampa? Confira agora mesmo os lugares e os pratos que você tem que comer em João Pessoa! Aproveite para fazer esse tour por solos paraibanos com a 123Milhas!

Drones

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!