Tem que conhecer em João Pessoa - Blog 123Milhas
Tem que conhecer em João Pessoa

Tem que conhecer em João Pessoa

27 de outubro de 2021

Um destino relativamente pequeno, mas inteiramente impressionante! Assim é João Pessoa, capital da Paraíba, uma das três cidades-sede mais antigas do Brasil. Com sua localização estratégica, bem próxima de outros roteiros turísticos nordestinos, a paradisíaca “Jampa” acolhe as mais belas praias e piscinas naturais do mundo.

A cidade também guarda cantinhos especiais, com sua arquitetura histórica colorida e noite badalada que você tem que conhecer! E não podemos deixar de mencionar sobre o artesanato, a culinária paraibana, os passeios de catamarã e o desafio que João Pessoa se impõe de ser a maior referência em acessibilidade no turismo do país. Precisa dizer mais alguma coisa? Partiu descobrir João Pessoa!

Verão

Sem dúvidas, a melhor época para conhecer João Pessoa é durante o verão. E a sorte é que essa estação é bem longa por lá, com um inverno curto. Dessa forma, a temperatura quente e os ventos fortes típicos do verão pessoense ajudam na hora de curtir passeios refrescantes e hipnotizantes.

Pensando nisso, montamos uma lista com as 6 melhores praias realmente de João Pessoa que você tem que conhecer! Além disso, vamos te dar dicas de outros pontos simplesmente imperdíveis.

 

Praia do Coqueirinho, João Pessoa – Paraíba.

 

Praias

 

1. Tambaú

A Praia de Tambaú fica no bairro que carrega esse mesmo nome e é uma das mais extensas de João Pessoa, com 8 km de costa litorânea. Areia fina, águas verde-azuladas, bares e restaurantes para todos os gostos! Além do mais, essa opção vale muito a pena conhecer por ser próxima de muitos hotéis e ter um mar calmo, ideal para se divertir com a família toda.

 

Praia de Tambaú, João Pessoa – Paraíba.

 

2. Cabo Branco 

Na Praia de Cabo Branco você vai encontrar lindas falésias vivas (paredões íngremes) e muitos coqueiros que deixam esse destino a cara do verão! A praia é vizinha de Tambaú e um pouco mais movimentada.

Além do calçadão, ela ainda tem o Farol de Cabo Branco, outro cartão-postal de João Pessoa. A construção fica situada sobre uma falésia e oferece uma bela vista para o mar. Uma dica para quem quer um pouco mais de sossego é ficar mais ao fim dessa praia.

 

Farol de Cabo Branco, em João Pessoa – Paraíba.

 

3. Praia do Sol

Famosa pelas ondas leves e o recife de corais, a Praia do Sol é circundada pelo Rio Mangabeira, ao norte, e Gramame, ao sul. Por isso, originalmente, o nome desse litoral é “Cumupirim” (rio que deságua no mar).

Mangues e maceiós (nascentes à beira mar) são características peculiares de lá, mas também uma gastronomia variada e uma gente que tem prazer em receber!

 

Costa da Praia do Sol, João Pessoa – Paraíba

 

4. Barra de Gramame do Norte

Na foz do Rio Gramame, essa praia com faixa de areia dourada e ondas levemente agitadas é ótima para a prática de esportes aquáticos. Então, se você é daquelas pessoas que curtem uma aventura, coloque bebidas e alimentos na mochila e aproveite a Praia Barra de Gramame do Norte!

 

Praia Barra de Gramame do norte

 

5.  Praia do Bessa

Uma opção mais urbana, extensa e excelente para a prática de esportes como caminhadas. A Praia do Bessa se destaca em João Pessoa por guardar semelhanças com os mares do Caribe e até é chamada de “Caribessa”. Por lá, a sugestão é aproveitar as ruas do bairro com a mesma intensidade da areia da praia.

 

Praia do Bessa, João Pessoa – Paraíba

 

6.  Manaíra

Bem estruturada, a Praia de Manaíra é um local que dispõe de calçadão e quiosques. Por causa da forte ressaca, de fato, ela não é a mais ideal para banhos. Mas para quem deseja um descanso mais tranquilo é o local certo!

Uma curiosidade é que o nome Manaíra, segundo o vocabulário indígena Tupi, significa “mel ou abelha cheirosa”. Legal demais, né?

 

Praia de Manaíra, João Pessoa – Paraíba.

Piscinas naturais

 

Quem vai a João Pessoa tem que conhecer Picãozinho. A praia com característica de piscina natural só pode ser visitada na maré baixa. Por isso, é uma excelente opção para a época mais quente e menos chuvosa do ano.

Já na Ponta do Seixas, além de muitos quiosques e restaurantes você vai se deparar com uma das maiores piscinas de corais do litoral paraibano. O local é excelente para a prática de mergulho, principalmente por causa das águas cristalinas mais inigualáveis do Brasil.

Essa área também é conhecida como o ponto oriental extremo da América. Ou seja, o sol nasce primeiro por lá!

 

Ponta do Seixas, João Pessoa – Paraíba

 

Passeios de barco e buggy

 

Diversão garantida no verão pessoense são os passeios de barco e buggy que a cidade oferece. No primeiro caso, o ideal é aproveitar a viagem para ir de uma praia a outra. Assim, você poderá conhecer regiões próximas com outras belíssimas atrações no litoral paraibano.

Nesse sentido, é legal embarcar em um típico catamarã paraibano (embarcação de “madeira amarrada” que percorre longas distâncias) e conhecer a Ilha da Areia Vermelha, no município de Cabedelo.

Para o segundo caso, dos passeios de buggy, o maior aproveitamento é poder fazer várias coisas em João Pessoa em um único dia. Desse jeito, não tem como não ficar feliz!

 

Ilha da Areia Vermelha, em Cabedelo – Paraíba.

 

Cafés à beira-mar

Uma oportunidade única que João Pessoa apresenta é a chance de tomar aquele cafezinho na beira da praia. O clima ameno da cidade ajuda para que essa refeição importante em qualquer boa viagem se torne a mais refrescante possível.

O Café Galeria, na Praia de Manaíra, é uma dessas indicações de café à beira-mar. O espaço é bem avaliado e quem experimentou afirma que a paisagem é a parte mais saborosa do cardápio.

Além do mais, a capital possui hotéis e pousadas com o melhor café da manhã com vista para o mar. Para viagens em casal não existe nada mais romântico!

 

João Pessoa é o destino ideal para um café à beira-mar.

 

Noite

 

Uma das maiores preocupações de quem viaja para os litorais brasileiros é não ter boas opções do que fazer durante a noite. Esse não é o caso de João Pessoa, que esbanja possibilidades diversas para se curtir uma vida noturna badalada. Bora conhecer as principais atrações?

 

Vida noturna em João Pessoa é uma opção de divertimento para visitantes.

 

Feira de Artesanato de Tambaú

 

Localizada em frente ao Hotel Tambaú está a feirinha de artesanato mais conhecida de João Pessoa. A Feira de Artesanato de Tambaú fica aberta aproximadamente até as 22 horas e é a opção noturna para poder comprar aquela lembrancinha especial.

A indicação também é não deixar de provar a tapioca pessoense preparada na feirinha.

 

As bonecas de pano são uma tradição do artesanato paraibano.

Cervejarias

 

Para quem curte, uma noite regada a cerveja gelada é sempre bom, né? Em João Pessoa muitas opções de cervejarias fazem a cabeça dos visitantes.

 

  • A Loja Mestre Cervejeiro é um tipo de empório de cervejas artesanais, com uma grande variedade de produtos, que promove a cultura da cerveja em Manaíra, João Pessoa. A experiência presente em outras capitais também está funcionando na capital da Paraíba. Com isso, é possível escolher e beber um ou mais dos quase 300 rótulos de cerveja disponíveis por lá mesmo.
  • Uma dica diferenciada para fazer a noite em João Pessoa é passar pelo Empório Café. Esse “resto-bar” descolado reúne DJs e anima qualquer um!
  • Já no SkyBar Jampa, além da cerveja gelada, você vai poder desfrutar da vista mais alta do nordeste! O espaço fica no Complexo Tour Geneve e dispõe de uma varanda confortável.
  • O Centro Cultural Espaço Mundo fica na simbólica Praça Antenor Navarro, de João Pessoa, e é um dos maiores pontos noturnos da cidade. O lugar dispõe de pub, mas também de apresentações artísticas, shows, exposições, performances cênicas, etc.
  • No Bessa Grill o encontro é com os petiscos, as cervejas e a música ao vivo. O reduto tem um clima bem praiano e costuma transmitir jogos de futebol em telões.

 

Centro Cultural Espaço Mundo, em João Pessoa – Paraíba.
Créditos: Reprodução / Centro Cultural Espaço Mundo.

 

Orla Barra do Gramame

Com muitos serviços disponíveis na orla do rio, a área conhecida como Barra do Gramame é uma das partes de João Pessoa com quiosques abertos à noite. Logo, passear por lá é garantia de poder provar a boa comida paraibana e se encantar ainda mais com a cidade sob o luar.

 

Arquitetura histórica

 

Desde 2009, o Centro Histórico de João Pessoa é tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). O local tem construções das décadas de 1920 e 30, entre outras mais antigas, e traduz bem o movimento de urbanização da cidade em direção à orla marítima. Os detalhes em Rococó, Art Nouveau e Art Déco, somados às cores vibrantes, dão um toque único para essa arquitetura histórica paraibana. Conheça alguns desses espaços com a gente!

 

Centro Histórico, João Pessoa – Paraíba

 

Igreja de Nossa Senhora do Carmo

 

A igreja mais antiga da Paraíba está no Centro Histórico de João Pessoa! O convento e ordem de Nossa Senhora do Carmo foram instalados na cidade entre 1605 e 1609 e fazem parte da riqueza arquitetônica religiosa pessoense.

 

Igreja de Nossa Senhora do Carmo, João Pessoa – Paraíba.

 

Praça Antenor Navarro

 

Colorida, vibrante e cheia de história! A Praça Antenor Navarro é um dos lugares mais simpáticos e alegres de João Pessoa. Localizado na parte baixa da cidade, lá é o espaço onde há uma predominância do estilo arquitetônico em Art Déco nos casarios. Os fotógrafos de plantão agradecem toda essa beleza e exuberância!

 

Praça Antenor Navarro, João Pessoa – Paraíba.

 

Hotel Globo

 

O Hotel Globo é uma importante construção para conhecer em João Pessoa, principalmente, por apresentar uma vista incrível para o Rio Sanhauá. Além disso, a construção abarca significativas exposições artísticas na cidade.

 

Vista do Hotel Globo, João Pessoa – Paraíba.
Créditos: Divulgação / Prefeitura de João Pessoa.

 

Casarão dos azulejos

 

Também conhecido como “Sobrado dos azulejos”, essa edificação do século XVIII fica no centro da cidade. O revestimento externo do Casarão dos azulejos chama bastante atenção e remete aos tradicionais azulejos portugueses. Os de João Pessoa, inclusive, vieram diretamente da “Casa Devesas”, na Vila Nova de Gaia – Portugal. 

 

Casarão dos azulejos, João Pessoa – Paraíba.
Créditos: Divulgação / Página Oficial Casarão dos Azulejos.

 

Centro Cultural São Francisco

 

Representando toda a imponência do Barroco e do Rococó na Paraíba, esse complexo arquitetônico abriga além da Igreja de São Francisco, o Convento de Santo Antônio, a Capela da Ordem Terceira de São Francisco, a Capela de São Benedito, a Capela Dourada, o Claustro da Ordem Terceira, uma fonte e um grande adro com um cruzeiro. Para resumir, tem que conhecer o Centro Cultural São Francisco em João Pessoa!

 

Igreja de São Francisco, João Pessoa – Paraíba.

 

Museu do Artesanato Paraibano Janete Costa

 

Com um dos mais significativos acervos do artesanato paraibano, o Museu do Artesanato Paraibano Janete Costa expõe mais de 1000 peças de todas as regiões do estado para apreciação livre. Acompanha esse projeto arquitetônico uma suntuosa contribuição do paisagista Burle Marx. Um ótimo ponto final nesse roteiro incrível, não acha?

 

Parte interna do Museu do Artesanato Paraibano.
Créditos: Reprodução / Site Programa do Artesanato Paraibano.

 

Acessibilidade

 

Que João Pessoa é uma capital diferenciada, você sabe. Mas a cidade ainda encara o desafiante desejo de se tornar a capital com o turismo mais acessível do Brasil.

Centro de apoio ao turismo adaptado

 

A adequação dos espaços turísticos para pessoas com deficiência é uma das grandes preocupações da cidade de João Pessoa. A cidade quer oferecer aos visitantes uma diversidade de acessibilidade que cada vez mais inclua os viajantes de todos os tipos.

O Centro de apoio ao turismo adaptado, da Secretaria de Turismo de João Pessoa, é um local criado pensando exatamente em como melhorar isso. Eles já conseguiram melhorias significativas na parte de liberação do passeio público, ordenamento urbano e desobstrução de calçadas em áreas estratégicas do município.

Assim, se você vai a João Pessoa busque conhecer as opções e as implementações que o centro de apoio está criando na cidade!

 

Morrendo de vontade de desembarcar na capital da Paraíba? Deixa que a 123Milhas te leva! E ainda, descubra onde você Tem que ficar em João Pessoa!

Drones

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!