Tem que comer em Porto Alegre - Blog 123Milhas
Tem que comer em Porto Alegre

Tem que comer em Porto Alegre

29 de outubro de 2021

Famosa pelo tradicional “churrasco”, a culinária gaúcha tem suas particularidades e é possível notar a personalidade do povo gaúcho nas comidas mais tradicionais. Quem visita Porto Alegre vai encontrar nos restaurantes e bares da cidade um cardápio pra lá de saboroso com tudo o que o porto-alegrense não abre mão e, portanto, com tudo o que você tem que comer em Porto Alegre!

As opções são o arroz de carreteiro, a costela assada no chão, a paçoca de pinhão com carne assada, o sanduíche “x gaúcho”, os vinhos e o tão aclamado chimarrão ou para os nativos, “chimas”. Deu água na boca só de pensar em todas essas delícias reunidas, não é mesmo?

Então, se estiver passando pela capital gaúcha, separamos uma lista para você embarcar nesse tour gastronômico. Confira os lugares e os pratos que você tem que comer em Porto Alegre. Vamos lá?

Mercado público

O Mercado Público é um dos clássicos locais que você não pode deixar de visitar se quiser experimentar o melhor “xis coração” (sanduíche de coração de galinha) do Rio Grande do Sul!

Composto por 110 estabelecimentos, nesse mercado você encontra produtos regionais como a cuia e a erva mate para você preparar o seu próprio chimarrão. Além dos fiambres cortados na hora, peixes frescos e o famoso café torrado e moído de Porto. Anote aí alguns dos locais que você precisa conhecer no mercado:

 

Banca 47

Um dos principais ingredientes da culinária gaúcha, o charque, precisa ser escolhido com cuidado para que o prato fique perfeito! Portanto, se precisar de um belo charque entre outros cortes de carnes de porco e embutidos, visite a Banca 47. É uma das mantas de charque mais famosas da cidade.

Banca do Holandês

Considerada como a primeira loja de especiarias de Porto Alegre, a Banca do Holandês foi fundada em 1919. Ela é parada obrigatória para os amantes da culinária que buscam ingredientes nacionais e importados. Além do tradicional bacalhau, você encontra uma seleção gourmet de azeites nobres, vinagres, especiarias e frutas secas.

Café do Mercado

Encontrar uma loja que tenha o Café do Mercado não é missão difícil já que é uma das “queridinhas” da cidade. Mas tomar o café onde tudo começou tem outro sabor, não é mesmo? Além do tradicional café expresso, o local oferece cafés para levar para casa.

Só para ilustrar, os grãos são divididos em duas categorias. O café tipo “especiais de origem” são aqueles plantados em região serrana e com estações climáticas bem definidas. Por isso sua origem vem das fazendas de Chapada Diamantina, Montanhas do Espírito Santo, Mogiana e Sul de Minas. O tipo gourmet nasce no sul de Minas e passa por um processo de torra todo especial. É uma boa recordação para levar para casa.

Banca 11

Para os apaixonados por frutas, as bancas incríveis no Mercado oferecem uma grande variedade delas. Porém, é na Banca 11 que você encontrará frutas como carambola, caqui neozelandês, pêssego atemoia, entre outras. Quer fazer aquela salada de frutas diferente? Passe por lá e leve todas que você precisa! Mais informações na página oficial.

 

Banca 11 – Créditos: Reprodução – Instagram

Frutas da banca 11 – Créditos: Reprodução – Instagram

Banca 40

Quer provar um doce típico de Porto Alegre? Então vá até a Banca 40 e peça um ícone da cidade que é a Bomba Royal”. Prepare-se para tomar três bolas de sorvete com sabores artesanais diferentes (conhecido como sorvete napolitano) batidas com nata. Tudo vai em cima de uma salada de frutas. Bela combinação né? Não deixem de experimentar!

 

As lojas e as bancas do Mercado Público funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h30, e aos sábados, das 7h30 às 18h30. Os restaurantes ficam abertos até às 22h30. Domingo o mercado não costuma funcionar, portanto consulte antes de ir. Mais informações sobre o local você encontra no site da Prefeitura de Porto Alegre.

 

Cavanhas

O Rio Grande Do Sul é também a terra das lancherias. Na Cavanhas você encontra o X-coração, o sanduíche mais famoso da região. O lanche é composto por 17 centímetros, prensado e com recheio de 180 gramas de coração de galinha. Além do X-coração a casa serve outros tipos de sanduíches, petiscos e o tradicional PF Gaúcho. Confira aqui o cardápio.

Esteja preparado para comer a fartura do Xis Coração do Cavanhas – Créditos: Reprodução – Instagram

Serviço

Os pedidos acontecem das 18h à meia-noite. A lancheria fica na avenida Loma e Silva, 274, no bairro Cidade Baixa.

 

Tradição do Churrasco

Na Churrascaria Barranco, além do autêntico e tradicional churrasco gaúcho, você encontra outros pratos tradicionais como a polenta frita e a maionese gaúcha. Já no cardápio da Churrascaria Komka e Galeteria estão espetos mistos, entrecôte, galeto com queijo e bacon, além da famosa sobremesa de sagu de vinho com creme.

Churrasco na Komka é para quem gosta de carne suculenta –
Créditos: Reprodução – Instagram

 

Polenta frita e Maionese Gaúcha são a dupla perfeita da churrascaria.
Créditos: Reprodução – Instagram

Anota o endereço delas aí! A Churrascaria Barranco funciona diariamente das 11h30 à meia-noite na avenida Protásio Alves, 1587, no bairro Santa Cecília. Enquanto a Komka está na avenida Bahia, 1275, no coração do bairro Navegantes.

Costela Churrascaria Barranco – Reprodução: Instagram

Restaurante 360

Uma das vistas mais bonitas da cidade você encontra no Restaurante 360! Construído sobre as águas do Guaíba, piso transparente, paredes de vidro e vista panorâmica da orla, é lugar certo para uma ótima refeição.

Já pensou degustar um prato fino com a vista do pôr do sol no Restaurante 360? – Créditos: Reprodução Instagram

 

No restaurante você encontra pratos que reúnem as principais iguarias da culinária gaúcha com um toque gourmet. Além de outros pratos finos, petiscos, entradas e um cardápio extenso de drinks e cervejas. Uma boa indicação de sobremesa são as frutas confitadas, acompanhadas de chantilly de iogurte e praliné de castanhas.

Croquete de Bacalhau é crocante e leva tempero refrescante – Créditos: Reprodução Instagram

 

A arquitetura do restaurante é bem moderna e ele funciona até às 23h. Fica na avenida Presidente João Goulart, 555, no Parque Moacyr Scliar – próximo à Usina do Gasômetro. Perde não!

Gastronomia BAH

O premiado Gastronomia Bah não pode ser esquecido na lista de quem deseja experimentar um dos restaurantes mais tradicionais na valorização da culinária local. Ele também é especializado na cozinha contemporânea do Rio Grande do Sul. Com releituras dos pratos clássicos da culinária gaúcha e “receitas de vó”, o Gastronomia Bah resgata os sabores da infância dos gaúchos.

 

Entre os pratos mais apreciados estão a costela gaúcha assada com feijão mexido com farofa de erva-mate e o pappardelle de camarões no molho de nata da colônia e cítricos de Montenegro. Todos esses pratos foram feitos para ressaltar os traços culturais e sabores únicos da culinária do Sul. Vale a visita!

 

Basta ir até o Barra Shopping Sul, localizado na avenida Diário de Notícia, 300, do bairro Cristal, para provar essas delícias.

No precinho

Quer comer um bom “PF Gaúcho” em Porto Alegre? Você encontra no “Tudo pelo Social”. Deu vontade de um sorvete? Experimente o mais tradicional da cidade na Sorveteria Joia. Agora… pra você que é apaixonado ou quer experimentar a culinária francesa, não pode deixar de experimentar os pães e as tortas do Alban Rosolin.

Quando o assunto é comidinha de rua, não deixe de comer o mais tradicional cachorro quente de Porto Alegre. Servido no carrinho em frente ao colégio do Rosário!

O famoso cachorro quente do Rosário vale por uma refeição
Créditos: Reprodução – Instagram

Culinária Afro com toque gaúcho

Que tal experimentar os lanches da primeira hamburgueria do sul do Brasil com temática afro-brasileira? Na Griô Burguer você encontra sanduíches temáticos que levam os nomes de algumas personalidades negras ou até mesmo de algum termo que se refere à negritude.

A Griô é especialista em variedades de petiscos
Créditos: Reprodução – Instagram

 

O “Malcom X” é considerado o carro-chefe da hamburgueria, por ser um dos mais completos e de sabor marcante, que faz referência à força e ao ativismo do proprietário da casa. Para os veganos, o indicado é o “Hamilton”.

Os sanduíches atraem moradores e turistas
Créditos: Reprodução – Instagram

 

A Griô Burguer está localizada na rua Coronel Massot, nº 1094, no bairro Camaquã, e funciona de quarta-feira a domingo, das 18h30min às 23h.

 

Opções de Delivery

Seleção Apaixonados por Churrasco

A NB Steak é uma churrascaria tradicional de Porto Alegre e serve na opção delivery apenas no horário de almoço. Entre as opções de pedido, o destaque fica por conta dos assados: Steak NB, Picanha, Ancho, Chorizo, Costela premium, Leitão, Costela de porco e Linguiça.

 

Aberto de terça à sexta-feira, das 11h30 às 15h30, o restaurante fica na avenida Dr. Nilo Peçanha, 2131, no bairro Boa Vista.

 

Seleção Gourmet e Comidas Estrangeiras

Se você está em Porto Alegre e quer comer algo diferente, beber um vinho internacional ou até mesmo presentear alguém especial…conte com a curadoria da Motu! Eles entregam tanto a experiência na loja física (arquitetura e detalhes incríveis) quanto na opção delivery. É lá que você também encontra as melhores marcas de Porto Alegre.

 

A diversidade do cardápio passa por vinhos, fiambres, queijos, grãos, confeitaria, carnes, pães de fermentação natural e muito mais. A Motu fica na rua Luiz Só, 215, no bairro Petrópolis e funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 20h.

 

Brechó do Futebol

Apaixonados pelo esporte mais amado do Brasil, o futebol, tem endereço garantido em Porto Alegre. Não dá para perder o Brechó do Futebol. Lá você pode comprar mais de 5 mil itens para torcedor, como camisas de times e jogadores de vários cantos do mundo. Mas não é só isso.

 

No espaço você pode experimentar uma boa cerveja gelada. No bar do Brechó do Futebol são mais de 10 torneiras de chopps artesanais de cervejarias de Porto Alegre e região metropolitana. Para comer, o bar serve pizzas. O funcionamento é de 18h às 23h.

 

Falar de futebol enquanto toma o tradicional café do estabelecimento também é uma boa pedida, sempre servido aos sábados. O horário de atendimento acontece das 9h às 19h. Aparece lá. Fica na na Rua Coronel Fernando Machado, 1188, no Centro Histórico.

 

E aí, gostou das delícias gaúchas que separamos pra vocês? Que tal aproveitar sua visita a Porto Alegre para conhecer mais as atrações culturais da cidade? Confira agora mesmo os lugares que você tem que conhecer em Porto Alegre com a 123Milhas!

Drones

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!